AMOR REAL POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Fazendo jus ao nosso DNA disruptivo, decidimos testar a Inteligência Artificial para a criação da campanha de Dia dos Namorados 2023
Como a marca pioneira em Clean Beauty no Brasil, estamos sempre buscando formas de inovar através da tecnologia. Por isso, ao pensar em uma nova campanha, resolvemos testar uma nova ferramenta: a Inteligência Artificial. Isso não significa que nós abrimos mão dos modelos reais.
Foi uma forma de experimentar a tecnologia mais comentada dos últimos tempos para entregar inovação em um formato diferente de tudo aquilo que você já viu.
A CRIAÇÃO DAS IMAGENS
Começamos o processo com o objetivo de recriar um editorial que fizemos anos atrás, com foco no amor e na diversidade.
As primeiras imagens criadas pela IA mostraram peles livres de qualquer característica: não tinham poros aparentes, marcas ou qualquer forma de textura. Em outro momento, solicitamos a criação de uma pele com vitiligo, característica que a Inteligência também não conseguiu reproduzir.
O mesmo se repetiu quando pedimos para incluir espinhas, manchas e linhas. E então, nós entendemos: a Inteligência Artificial não consegue reconhecer a pluralidade das características reais da pele humana.
POR QUE A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NÃO CONSEGUE REPRODUZIR PELES REAIS?
As imagens de Inteligência Artificial são geradas a partir do pedido de um grande volume de pessoas.
Acontece que essas pessoas, conscientemente ou não, acabam solicitando um mesmo perfil de beleza:
o padrão convencional que encontramos no mundo real.
Isso faz com que haja a reprodução de um mesmo estereótipo, impossibilitando que a ferramenta de IA crie diferentes padrões de diversidade. Nem mesmo a mais nova das tecnologias está pronta para lidar com a diversidade humana.
Somos seres únicos e complexos e essa é a verdadeira beleza.