COP29: POR QUE O AZERBAIJÃO?

Saiba quais foram os critérios para a escolha do país para sediar um dos principais eventos sobre as mudanças climáticas

Você sabe como funciona a escolha do país que sedia uma Conferência das Partes? Neste ano, a COP29 acontece em Baku, capital do Azerbaijão, e traz discussões sobre como reduzir as emissões dos gases do efeito estufa a partir do uso de combustíveis fósseis também responsáveis pelas mudanças climáticas. Localizado na região do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, é um dos grandes produtores de petróleo e de gás natural mundial.

A decisão não foi fácil, mas como ela acontece? A seleção da sede é feita por meio de um rodízio entre os grupos regionais das Nações Unidas, uma espécie de “clube de países” para facilitar a cooperação, levando em consideração, além dessa rotatividade, outros pontos:

Transição Energética

Mesmo sendo um país do setor de petróleo e de gás natural, o Azerbaijão se comprometeu a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 40% até 2050,
e investir 30% em energia renovável até 2030.

Renovação da Imagem

O anfitrião quer fortalecer sua posição e ampliar sua influência na região em que está localizado. Por ter características conservadoras, a COP29 é uma chance de atrelar sua imagem à modernidade e à sustentabilidade.

Boost de Investimentos

O país vem investindo nas últimas décadas em infraestrutura e desenvolvimento econômico, fazendo com que se torne um local interessante para eventos internacionais de grande porte como a COP29.

MAS HÁ CONTROVÉRSIAS

Falamos que a decisão pelo Azerbaijão não foi uma tarefa simples. Isso porque, foi necessário conciliar interesses de desenvolvimento econômico à necessidade de combater as mudanças climáticas. O fato é que ele é um país que depende da exploração e exportação de petróleo e gás natural. Esses recursos naturais, quando queimados para produção de energia, liberam altos níveis de dióxido de carbono (CO2) e de gases de efeito estufa na atmosfera. Daí a importância da transição energética!

Fora isso, o governo do Azerbaijão já foi acusado de violação dos direitos humanos como repressão à liberdade de expressão, discriminação de minorias, restrição de manifestações e protestos, e privação de direitos trabalhistas. O que é uma preocupação internacional considerando que a COP é um momento em que os países participantes mostrarem os resultados sobre temas relacionados aos Dez Princípios e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

OS 10 PRINCÍPIOS UNIVERSAIS


Baseados na Declaração Universal de Direitos Humanos, na Declaração da Organização
Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, na Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


A ONU criou os 17 ODS, metas que devem ser alcançadas até 2030 para atingirmos o Desenvolvimento Sustentável. Entre elas estão: acabar com a pobreza e a fome, assegurar a educação para todos e a igualdade de gênero. 

Em resumo, tanto positivos quanto negativos foram analisados, mas qual a sua percepção sobre essa escolha?